Maria Gervania enfrentou com bravura a luta contra o câncer de mama, vencendo diversas batalhas ao longo de sua jornada.
A @imperiodascontruc0es empresa na qual trabalhou, expressaa em nota seu pesar pela perda:
ADEPTO de sobral Entidade com a finalidade Social, Associativa, Psicológica, Espiritual, Humanitária, Religiosa e Filantrópica sem fins lucrativos- ceará - fone para contato 88 36955428 fixo e celulares 88 99493.3132 ou 99612.3611 - 98841-5732
Maria Gervania enfrentou com bravura a luta contra o câncer de mama, vencendo diversas batalhas ao longo de sua jornada.
A @imperiodascontruc0es empresa na qual trabalhou, expressaa em nota seu pesar pela perda:
Dra. Michele Alves e Moses Rodrigues participam de reunião em Brasília para buscar investimento
A secretária de Saúde de Sobral, Dra. Michele Alves, e o deputado Moses Rodrigues estiveram em Brasília para uma reunião com o ministro Alexandre Padilha e o diretor do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes. O objetivo do encontro foi discutir novos investimentos e melhorias para a saúde pública do município.
A pauta incluiu a ampliação do financiamento para unidades de saúde, o fortalecimento da atenção básica e a busca por recursos para projetos estratégicos que beneficiem a população sobralense. Tomara que, ao chegarem em Sobral, tragam a boa notícia de recursos para o conserto do tomógrafo da Santa Casa.
A expectativa é que, a partir dessas tratativas, Sobral possa avançar na qualificação dos serviços de saúde.
O velório está sendo realizado na casa da família, onde o clima é de profunda comoção. Entre lágrimas e homenagens, aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la lembram-se do seu sorriso doce, da força com que enfrentava os desafios e da esperança que sempre carregava no olhar.
O sepultamento está marcado para às 16h, no Cemitério Dom José, onde Vitória será eternizada na memória de todos que a amavam.
A despedida precoce de Vitória reforça a importância da doação de órgãos, um gesto que pode transformar dor em esperança para tantas outras vidas. Neste momento de tristeza, a cidade se une em solidariedade à família, compartilhando o luto e as lembranças de uma jovem que, apesar da breve passagem, marcou para sempre aqueles que a cercavam. 💙
Em 23 dias ocorrerá
Durante o eclipse, a Lua passará completamente pela sombra da Terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada característica. O fenômeno terá início por volta das 23h57 do dia 13 de março, com o máximo do eclipse ocorrendo às 2h59 do dia 14 de março, horário de Brasília. 

Por questões burocráticas relacionadas ao termo de cessão estadual, que garante a segurança jurídica do pagamento, o repasse não foi efetuado. A gestão municipal comprometeu-se a buscar o documento na segunda-feira (24) para agilizar a liberação dos valores.
Ficou definido que no dia 27/02/2025, haverá uma nova reunião para dar continuidade às pautas da categoria e acompanhar o andamento do pagamento.
Em relação aos Agentes de Endemias, a minuta da Lei do Incentivo de final de ano (IFA) já foi encaminhada ao prefeito e, em seguida, à Câmara Municipal para aprovação. Após a aprovação legislativa, o pagamento será efetuado.
Seguimos firmes na luta pela valorização dos servidores!
*Prefeitura de Sobral empossa
A prefeitura de Sobral empossou três novos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sobral nesta sexta-feira, 21. A solenidade foi realizada no Paço Municipal. Os servidores haviam sido aprovados em concurso de 2019. O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, reforçou que outros aprovados serão empossados e estão previstos novos concursos para as várias secretarias e autarquias municipais.
“Estamos dando posse a esses novos servidores para garantirmos o melhoramento da administração pública, contribuindo para o bom funcionamento dos serviços essenciais. Iremos chamar outros concursados. Nosso projeto é fazer uma melhor gestão em prol da qualidade de vida dos sobralenses”, ressaltou.
Entre os servidores empossados, o sentimento era de gratidão. "Hoje estamos aqui tomando posse para um novo cargo efetivo do Saae”, destacou Antonio Carlos de Sá Brandão. "Isso demonstra o compromisso da gestão municipal com a efetividade dos serviços ofertados à população de Sobral", ressaltou Antonio Anderson Mota da Silva.
"É momento de grande alegria para nós por estarmos esperando esse momento há 5 anos lutando para tomarmos posse. E nós queremos agradecer a Deus por este momento, mas também ao nosso prefeito por estar nos dando essa oportunidade e esse privilégio de neste dia estarmos aqui com tanta alegria assinando nosso termo de posse", completou a também servidora empossada Chirlene Rodrigues Freitas.
Estiveram ainda presentes à posse o Diretor Presidente do Saae de Sobral, Júnior Balreira, o Secretário do Planejamento e Gestão, Allan de Sousa Galvão, o Secretário do Governo, José Crisóstomo Barroso Ibiapina (Zezão) e o vereador Dr Quariguasi. https://www.sobral.ce.gov.br/informes/principais/prefeitura-de-sobral-empossa-novos-servidores-do-saae
➡️ Moradores
De acordo com os próprios moradores, um indivíduo passou efetuando disparos em via pública, mas não conseguiu fugir, pois houve uma falha no veículo em que estava.
Após a chegada da polícia, uma motocicleta e um revólver foram apreendidos. A reportagem segue em atualização.
📌 SOBRAL PORTAL DE NOTÍCIAS
Cerca de 106 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco podem saber se receberão restituição. Às 10h desta sexta-feira (21), a Receita Federal libera a consulta ao lote da malha fina de fevereiro. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores. Ao todo, 105.919 contribuintes receberão R$ 314,38 milhões. Desse total, R$ 211,85 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.
Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 60.333 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.
Em segundo, há 17.603 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, vêm 4.272 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes prioritários inclui 3.159 idosos acima de 80 anos e 2.505 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
A lista é concluída com 18.047 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito em 28 de fevereiro, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
(Agência Brasil)
O vereador Quariguasi foi escolhido para ser o líder do governo Oscar Rodrigues na Câmara Municipal de Sobral. Em seu primeiro mandato, ele já demonstrou inteligência e domínio do cargo parlamentar.
O prefeito elogiou todos os vereadores de sua base, mas destacou Quariguasi como o mais preparado para a função, confiando que fará uma liderança eficiente.
📌: Sobral.com
ações de segurança urbana, inclusive o policiamento ostensivo comunitário.
A corte concluiu nesta quinta-feira (20/2) o julgamento sobre os limites da atuação legislativa para disciplinar as atribuições das guardas. O caso tem repercussão geral (Tema 656).À Prefeitura de Sobral, à Secretaria de Saúde do Município e ao órgão responsável pela distribuição de medicamentos,
Nós, cidadãos de Sobral, manifestamos nosso veemente repúdio diante da recorrente falta de medicamentos essenciais no PSF do Alto do Cristo. Essa situação é inadmissível e coloca em risco a saúde e a vida de inúmeros pacientes, especialmente aqueles que necessitam de insulina para o controle do diabetes.
Segundo relatos, não há mais uma data fixa e confiável para a entrega dos medicamentos, obrigando os pacientes a irem múltiplas vezes ao PSF em busca de algo que deveria ser garantido pelo poder público. Além disso, quando os medicamentos chegam, não vêm em quantidade suficiente, deixando pessoas vulneráveis sem o tratamento adequado.
É um absurdo que esse problema persista e que a responsabilidade pela saúde da população esteja sendo tratada com descaso e negligência. A população não pode aceitar ! ☝️👨💻 relatos de um seguidor da nossa página @SAM******* AL******** do @PortalSobralNews 👨💻
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 20, pelo prefeito Oscar Rodrigues. Ele também antecipou que em breve será lançado um novo concurso para a guarda municipal de Sobral, que será transformada em polícia municipal.
“Quero anunciar que vamos chamar agora 26 candidatos aprovados em concurso há três anos porque nós queremos melhorar a segurança de Sobral. Estou anunciando um novo concurso porque a segurança de Sobral também é prioridade. Em Sobral nós estamos construindo um novo tempo”, destacou o prefeito.
O anúncio foi feito ao lado do presidente da Câmara Municipal, Chico Joia Júnior e do comandante da Guarda Civil Municipal de Sobral, Edinaldo Castro. “Estamos recebendo muitas mensagens de todos os aprovados que estão na espera há mais de três anos. O prefeito autorizou o chamamento e queremos agora convocá-los para que nossa cidade possa se sentir mais segura com a presença deles”, ressaltou o presidente.
Além destas vagas, no coração da praça, foram criadas ainda, na rua Menino Deus, mais quatro ao lado do Teatro São João totalizando 33 no entorno do equipamento.
A medida, de acordo com o Secretário de Trânsito, Leandro Costa, faz parte do compromisso do prefeito Oscar Rodrigues de ampliar os estacionamentos no Centro de Sobral.
O coordenador de engenharia da Setran, Êndrio Barros, afirmou para o Paraíso que o sentido de circulação escolhido pela pasta para a via, que corta a praça, é da avenida Dom José para a rua Menino Deus com opção de retorno pela rua que passa de frente ao teatro, que antes estava interditada.
Êndrio Barros disse ainda que, para a execução da obra, foi feito um estudo na área para a realização de um trabalho que garantisse melhor fluidez no trânsito e que o acesso aos estacionamentos da praça é destinado apenas a quem deseja estacionar.
integraFonte: Portal Paraíso
Texto: Edwalcyr Santos
MAIS RAZÃO
OPINIÃO DE INTERNAUTAS:
Com a reabertura de vários espaços para estacionamentos em Sobral, observa-se algumas críticas nas redes sociais dizendo que a prefeitura está buscando valorizar primeiramente as empresas, o comércio etc. Ora, indiretamente essa iniciativa mexe com diversos outros setores, já que são as empresas que empregam e que pagam salários. Isso reduz o desemprego, tira jovens das ruas, da marginalidade, melhora a condição de vida das pessoas e das famílias. Olhar o empresário como vilão é um erro grosseiro.
Não adianta o gestor público dizer que vai melhorar salários se não melhorar a condição de quem paga, que são as empresas. Não adianta dizer que vai reduzir o desemprego se não facilitar a vida de quem contrata. Assim, embora alguns, até por desconhecimento, não enxerguem esse lado, o certo é que há pontos extremamente positivos nessa iniciativa. O que se observa é que não se consegue enxergar o ato em si, as vantagens, e sim quem está fazendo. Se não é o meu candidato, então não presta! Falta razão e sobra paixão.
Quanto ao trecho que cruza a Praça do São João, agora reaberto, estranha o fato do ex-prefeito nunca tê-lo fechado de vez, fazendo um calçadão ou algo do tipo. Quanto à feirinha, basta bloquear nas quintas-feiras. Bem simples!
O acesso ali vai ser mais para quem vai pra própria praça ou para algo próximo, já que quem vai direto na Menino Deus não tem sentido passar por dentro da praça. Portanto, baixo fluxo de veículos. À noite, muito bom como parada para quem vai para aquele trecho gastronômico da Dom José. Muito boa a iniciativa!
Opinião Internautas:
MAIS EU TAMBÉM CONCORDO QUE SERIA MELHOR GASTAR TODO O DINHEIRO DO EVENTO DO BLOCO DOS SUJOS, NA SAÚDE!!
